Clube
de Robótica Educacional Sustentável
Professor
multiplicador: Ailton
Data: 18/11/2025
Atividades desenvolvidas
Módulo I
Os
alunos do Módulo I trabalharam com programação em blocos.
Primeiramente, criaram um joguinho chamado “Carimbo”, no qual programaram para carimbar diversas figuras na tela do computador, alterando cor, tamanho e posição das imagens conforme desejavam.
Em
seguida, realizaram outra programação chamada “Viagem sem fim”, onde fizeram o
gato Scratch percorrer vários lugares diferentes. Para isso, escolheram
diversos cenários como plano de fundo, simulando uma viagem contínua do gatinho
por diferentes ambientes.
Módulo II
No
Módulo II, os alunos iniciaram estudando textos e imagens para compreender a
função do potenciômetro.
Depois, montaram um circuito no Tinkercad, utilizando um potenciômetro, e seguiram para uma programação no Pictoblox com Arduino Uno, jumpers, protoboard e dois potenciômetros.
Nesta atividade, escolheram um fundo do universo e utilizaram três atores: o Sol, a Terra e a Lua. Por meio da programação e com o uso dos potenciômetros, fizeram:
a Terra girar;
a
Lua girar em torno da Terra, simulando o movimento orbital.

.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário