Clube de Robótica Educacional Sustentável
Professor Multiplicador: Ailton
Data: 17/06/2025
Atividades Desenvolvidas
Módulo I
Os alunos participaram da leitura e discussão de textos e
imagens sobre como o nosso cérebro aprende, promovendo uma conversa informal
entre professor e alunos sobre o tema.
Desafio: Reconhecimento de Padrões - Ligue a Figura Correspondente
Em seguida, foi proposto um desafio para desenvolver o
reconhecimento de padrões, onde os alunos deveriam ligar as figuras
correspondentes.
O professor também introduziu o uso da plataforma Scratch, explicando suas principais funções. Ele apresentou o Scratch como um ambiente de criação semelhante a um teatro, onde é possível montar cenários, escrever roteiros e utilizar personagens para criar histórias de forma criativa. A seguir os alunos puderam fazer algumas programações usando diferentes blocos.
Módulo II
Os alunos do Módulo II realizaram uma atividade de
programação em blocos no Pictoblox, intitulada Ligando e Desligando LED com
Personagem. Nesta atividade, utilizaram o personagem Cebolinha e duas imagens
de lâmpadas – uma acesa e outra apagada.
Na programação, os alunos configuraram o Cebolinha para
tocar nas lâmpadas, alternando entre ligar e desligar. Após a programação,
montaram um circuito utilizando protoboard, LED, jumpers, resistor e placa
Arduino.
A programação foi carregada do Pictoblox para a placa Arduino, permitindo que, ao tocar na lâmpada acesa no Pictoblox, o LED real se acendesse na protoboard, e ao tocar na lâmpada apagada, o LED se apagasse. A atividade integrou prática e teoria de forma dinâmica e divertida.
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