quarta-feira, 18 de junho de 2025

Clube de Robótica Educacional Sustentável.

 

Clube de Robótica Educacional Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 17/06/2025

Atividades Desenvolvidas

Módulo I

Os alunos participaram da leitura e discussão de textos e imagens sobre como o nosso cérebro aprende, promovendo uma conversa informal entre professor e alunos sobre o tema.

Desafio: Reconhecimento de Padrões - Ligue a Figura Correspondente

Em seguida, foi proposto um desafio para desenvolver o reconhecimento de padrões, onde os alunos deveriam ligar as figuras correspondentes.

O professor também introduziu o uso da plataforma Scratch, explicando suas principais funções. Ele apresentou o Scratch como um ambiente de criação semelhante a um teatro, onde é possível montar cenários, escrever roteiros e utilizar personagens para criar histórias de forma criativa. A seguir os alunos puderam fazer algumas programações usando diferentes blocos.


Módulo II

Os alunos do Módulo II realizaram uma atividade de programação em blocos no Pictoblox, intitulada Ligando e Desligando LED com Personagem. Nesta atividade, utilizaram o personagem Cebolinha e duas imagens de lâmpadas – uma acesa e outra apagada.

Na programação, os alunos configuraram o Cebolinha para tocar nas lâmpadas, alternando entre ligar e desligar. Após a programação, montaram um circuito utilizando protoboard, LED, jumpers, resistor e placa Arduino.

A programação foi carregada do Pictoblox para a placa Arduino, permitindo que, ao tocar na lâmpada acesa no Pictoblox, o LED real se acendesse na protoboard, e ao tocar na lâmpada apagada, o LED se apagasse. A atividade integrou prática e teoria de forma dinâmica e divertida.





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