quarta-feira, 11 de junho de 2025

Clube de Robótica Educacional Sustentável.

 

Clube de Robótica Educacional Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 10/06/2025

Atividades Desenvolvidas

Módulo I

Os alunos iniciaram as atividades assistindo a um vídeo sobre segurança na internet, seguido por uma discussão informal sobre o tema, destacando a importância do respeito e da conduta adequada no ambiente virtual.

Em seguida, realizaram uma atividade escrita onde precisaram decifrar frases substituindo símbolos por letras, todas relacionadas ao respeito com os colegas na internet. Também participaram de um caça-palavras e leram frases que reforçavam práticas de navegação segura e conduta ética no meio digital.

Na sequência, foi realizada uma atividade desplugada de raciocínio lógico intitulada "Descubra qual é a fruta", onde os alunos utilizaram setas como comandos de programação para encontrar as palavras corretas. Ainda utilizando setas, realizaram outra atividade para escrever números e explorar a lógica dos comandos.

Os alunos também participaram de uma atividade de identificação de padrões, observando cores e formas, e resolveram um desafio lógico para descobrir quantos buracos uma camiseta possui. Por fim, tiveram uma tarefa de categorização para identificar a palavra que não se encaixava no grupo apresentado.

Em outro momento da aula, os alunos realizaram atividades de programação em blocos na plataforma code.org, consolidando os conceitos trabalhados.


Módulo II

No Módulo II, os alunos iniciaram com a leitura de textos e imagens sobre os sentidos humanos e a aplicação desses sentidos nas máquinas por meio dos sensores. A turma discutiu os nomes e as funções dos sensores mais utilizados nos kits de robótica Arduino e LEGO.

Após assistirem a um vídeo explicativo sobre os sentidos, os alunos tiveram uma aula prática no simulador Tinkercad, onde montaram um circuito utilizando a placa de ensaio, jumpers, LED, resistor e placa Arduino. Conseguiram fazer o LED acender e, posteriormente, exploraram o circuito trocando as cores dos LEDs.

Depois de dominar o circuito virtual, os alunos montaram o mesmo circuito de forma prática, utilizando os kits de robótica disponíveis, aplicando na prática o que haviam simulado no ambiente virtual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário