Clube de Robótica Educacional Sustentável
Professor Multiplicador: Ailton
Data: 10/06/2025
Atividades Desenvolvidas
Módulo I
Os alunos iniciaram as atividades assistindo a um vídeo
sobre segurança na internet, seguido por uma discussão informal sobre o tema,
destacando a importância do respeito e da conduta adequada no ambiente virtual.
Em seguida, realizaram uma atividade escrita onde precisaram
decifrar frases substituindo símbolos por letras, todas relacionadas ao
respeito com os colegas na internet. Também participaram de um caça-palavras e
leram frases que reforçavam práticas de navegação segura e conduta ética no
meio digital.
Na sequência, foi realizada uma atividade desplugada de
raciocínio lógico intitulada "Descubra qual é a fruta", onde os
alunos utilizaram setas como comandos de programação para encontrar as palavras
corretas. Ainda utilizando setas, realizaram outra atividade para escrever
números e explorar a lógica dos comandos.
Os alunos também participaram de uma atividade de
identificação de padrões, observando cores e formas, e resolveram um desafio
lógico para descobrir quantos buracos uma camiseta possui. Por fim, tiveram uma
tarefa de categorização para identificar a palavra que não se encaixava no
grupo apresentado.
Em outro momento da aula, os alunos realizaram atividades de
programação em blocos na plataforma code.org, consolidando os conceitos
trabalhados.
Módulo II
No Módulo II, os alunos iniciaram com a leitura de textos e
imagens sobre os sentidos humanos e a aplicação desses sentidos nas máquinas
por meio dos sensores. A turma discutiu os nomes e as funções dos sensores mais
utilizados nos kits de robótica Arduino e LEGO.
Após assistirem a um vídeo explicativo sobre os sentidos, os
alunos tiveram uma aula prática no simulador Tinkercad, onde montaram um
circuito utilizando a placa de ensaio, jumpers, LED, resistor e placa Arduino.
Conseguiram fazer o LED acender e, posteriormente, exploraram o circuito
trocando as cores dos LEDs.
Depois de dominar o circuito virtual, os alunos montaram o
mesmo circuito de forma prática, utilizando os kits de robótica disponíveis,
aplicando na prática o que haviam simulado no ambiente virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário