Clube de
Robótica Educacional Sustentável
Professor Multiplicador: Ailton
Data: 08/04/2025
Módulo I
– Atividades Desenvolvidas
A aula
teve início com a exibição de um vídeo educativo sobre o tema “O que é
tecnologia?”, seguido de uma conversa informal entre o professor Ailton e
os alunos, promovendo a troca de ideias e o entendimento do papel da tecnologia
em nosso dia a dia.
Em
seguida, os alunos participaram de um desafio de raciocínio lógico, no
qual precisavam descobrir a posição de um carrinho de corrida utilizando pistas
visuais e estratégias mentais.
Logo
após, foi realizada uma atividade desplugada chamada "Ajude o
passarinho a chegar no porquinho". Nessa proposta, os alunos usaram
apenas os comandos AVANCE, VIRE À DIREITA e VIRE À ESQUERDA
para criar um caminho correto, exercitando noções de lateralidade, sequência e
pensamento computacional.
Para
encerrar, aconteceu um momento maker, no qual os alunos foram desafiados
a construir um robô utilizando papelão e materiais recicláveis. Usando a
imaginação e a criatividade, criaram modelos variados e únicos, desenvolvendo
habilidades manuais e a consciência sustentável.
Módulo II
– Atividades Desenvolvidas
No
segundo módulo, os alunos assistiram a vídeos explicativos do canal GVensino,
com foco nos conceitos de sensores e atuadores. Após os vídeos, o
professor Ailton apresentou a placa Arduino Uno, explicando suas funções
e importância nos projetos de robótica.
Em
seguida, os alunos aprenderam a configurar as preferências da placa Arduino
no computador e receberam orientações sobre como salvar seus projetos
corretamente.
A parte
prática da aula envolveu a primeira programação com a placa Arduino: os
alunos aprenderam a escrever e executar um código simples para acender o LED
embutido da placa. Esse exercício introduziu conceitos básicos de
programação e eletrônica de maneira prática e acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário