quarta-feira, 2 de abril de 2025

Clube de Robótica Educacional Sustentável.

 Clube de Robótica Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton
Data: 01/04/2025

Módulo I – Atividades Desenvolvidas

Os alunos iniciaram a aula com a leitura e discussão coletiva de textos e imagens sobre o tema "O que é robótica na escola". Em seguida, conheceram histórias inspiradoras no texto "Conheça incríveis adolescentes inventores de tecnologias limpas". Após essa etapa, assistiram ao vídeo "Inteligência Artificial – Os robôs estão dominando o mundo?" para aprofundar o debate sobre o avanço da tecnologia.

No momento de raciocínio lógico, os alunos participaram da atividade "Quantos cubos?", analisando figuras para identificar a quantidade de cubos visíveis e ocultos.

Na parte prática, o "Momento Maker", os alunos construíram um jogo de trilhas. Após a montagem, realizaram um desafio em que precisavam alinhar tampinhas de acordo com as cores do jogo, seguindo uma referência. O jogo permitia movimentos para a esquerda, direita, cima e baixo, sendo vencedor quem conseguisse alinhar todas as cores corretamente primeiro.





Módulo II – Atividades Desenvolvidas

Os alunos do Módulo II desenvolveram um jogo no Pictoblox chamado "Pegar Maçãs". Para isso, programaram as teclas de movimento e adicionaram elementos como um cenário, um pote para coletar as maçãs e três maçãs em queda. Além disso, incluíram música e um placar para contabilizar a pontuação do jogo.

A atividade proporcionou aprendizado prático sobre lógica de programação e design de jogos, estimulando a criatividade e o pensamento computacional dos alunos



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