Clube de Robótica Sustentável
Data: 18/06/2024
Professor Multiplicador: Ailton Segobia Cruz
Atividades Desenvolvidas:
Turmas do Módulo I:
Desafio: Reconhecimento de Padrões - Ligue a Figura
Correspondente
Os alunos iniciaram a programação na plataforma
Scratch. O professor explicou que a plataforma Scratch é semelhante a uma peça
de teatro, onde temos cenário, atores e script. Os alunos devem conhecer os
blocos e suas funções para criar histórias lindas e criativas.
No primeiro desafio do Scratch, os alunos montaram um
cenário e adicionaram um dragão. Aprenderam a fazer o dragão mudar de cor,
remover efeitos gráficos e exploraram diversos efeitos na imagem, como olho de
peixe, turbilhão, pixelização, mosaico, brilho e fantasma. Além disso,
aprenderam a inserir sons em suas imagens. Em seguida, o professor ensinou as
crianças a renomear o projeto e compartilhar. Alguns projetos dos alunos foram
abertos pelo professor e exibidos para toda a turma.
O professor também mostrou várias possibilidades de
cenários, histórias e personagens para aguçar a imaginação das crianças. Em
outro momento da aula, cada aluno escolheu um cenário de sua preferência,
selecionou o gatinho Scratch como ator e aprendeu a usar outros blocos para
fazer o personagem andar e falar por um determinado tempo.
No último momento da aula, os alunos aprenderam a
animar as letras do seu nome, mudando cores, adicionando sons e alterando o
tamanho das letras, entre outras coisas.
Turmas do Módulo II
Os alunos do módulo II assistiram a um vídeo
explicativo sobre o curso de Arduino ministrado pelo professor Gversino. Após
isso, o professor Ailton explicou algumas linguagens de programação para os
alunos.
Então, os alunos escreveram um código no Arduino para
fazer as luzes do semáforo piscar de acordo com a programação. Após a escrita
do código, os alunos verificaram se não havia nenhum erro e, depois de tudo
estar correto, transferiram o código para a placa Arduino, montando um circuito
na protoboard usando LEDs, jumpers e resistores. Para essa atividade, os alunos
precisaram ficar atentos aos pinos que foram programados para garantir que o
semáforo funcionasse perfeitamente.
No final da aula, os alunos testaram suas
programações, observando os LEDs funcionarem de acordo com a programação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário