quarta-feira, 19 de junho de 2024

Clube de Robótica Sustentável

 

Clube de Robótica Sustentável

Data: 18/06/2024

Professor Multiplicador: Ailton Segobia Cruz

Atividades Desenvolvidas:

Turmas do Módulo I:



Desafio: Reconhecimento de Padrões - Ligue a Figura Correspondente

Os alunos iniciaram a programação na plataforma Scratch. O professor explicou que a plataforma Scratch é semelhante a uma peça de teatro, onde temos cenário, atores e script. Os alunos devem conhecer os blocos e suas funções para criar histórias lindas e criativas.

No primeiro desafio do Scratch, os alunos montaram um cenário e adicionaram um dragão. Aprenderam a fazer o dragão mudar de cor, remover efeitos gráficos e exploraram diversos efeitos na imagem, como olho de peixe, turbilhão, pixelização, mosaico, brilho e fantasma. Além disso, aprenderam a inserir sons em suas imagens. Em seguida, o professor ensinou as crianças a renomear o projeto e compartilhar. Alguns projetos dos alunos foram abertos pelo professor e exibidos para toda a turma.

O professor também mostrou várias possibilidades de cenários, histórias e personagens para aguçar a imaginação das crianças. Em outro momento da aula, cada aluno escolheu um cenário de sua preferência, selecionou o gatinho Scratch como ator e aprendeu a usar outros blocos para fazer o personagem andar e falar por um determinado tempo.

No último momento da aula, os alunos aprenderam a animar as letras do seu nome, mudando cores, adicionando sons e alterando o tamanho das letras, entre outras coisas.




 

Turmas do Módulo II

Os alunos do módulo II assistiram a um vídeo explicativo sobre o curso de Arduino ministrado pelo professor Gversino. Após isso, o professor Ailton explicou algumas linguagens de programação para os alunos.

Então, os alunos escreveram um código no Arduino para fazer as luzes do semáforo piscar de acordo com a programação. Após a escrita do código, os alunos verificaram se não havia nenhum erro e, depois de tudo estar correto, transferiram o código para a placa Arduino, montando um circuito na protoboard usando LEDs, jumpers e resistores. Para essa atividade, os alunos precisaram ficar atentos aos pinos que foram programados para garantir que o semáforo funcionasse perfeitamente.

No final da aula, os alunos testaram suas programações, observando os LEDs funcionarem de acordo com a programação.



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