quarta-feira, 26 de junho de 2024

Clube de Robótica Educacional Sustentável

 

Aula de Robótica

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 25/06/2024

 

Atividades Desenvolvidas:

Módulo I

Os alunos do Módulo I estudaram textos e imagens sobre botões e chaves. Em uma discussão informal com o professor, aprenderam para que servem esses componentes e perceberam que sua função é alterar o estado dos circuitos, como por exemplo, ligar e desligar (on-off). Esses componentes são utilizados para a interação do usuário com objetos e máquinas.



Em seguida, utilizamos outros textos e imagens que mostravam o uso dos botões para ligar e desligar robôs. Em outro momento da aula, o professor exibiu três vídeos onde os alunos puderam notar o avanço da tecnologia, especialmente na criação de robôs. Eles observaram como essas máquinas estão sendo desenvolvidas para se parecer com humanos e desempenhar funções auxiliares. Assistiram também a um vídeo de um robô em formato de cão, programado para andar em diversos tipos de terreno, subir morros e possuir alta capacidade de mobilidade, não caindo com impactos ou escorregões.



Continuando a aula, os alunos realizaram uma atividade desplugada onde escreveram frases para exercitar os pilares da abstração, decomposição e algoritmos, criando uma lista de instruções para atingir objetivos comuns do cotidiano. Um exemplo dessa atividade foi seguir um passo a passo correto de como plantar uma árvore.

Para os alunos que concluíram as atividades a tempo, o professor propôs um jogo de encontrar figuras iguais, com o propósito de exercitar a agilidade, concentração e raciocínio lógico.

 


Módulo II

Os alunos do Módulo II receberam explicações sobre algumas linguagens de programação. O professor propôs a construção de um código para servo motor e sensor de chuva. Uma folha impressa com o código e imagens dos componentes foi entregue aos alunos. O professor explicou detalhadamente o significado de cada parte do código e a função de cada componente utilizado. Os alunos, então, escreveram seus códigos e fizeram anotações nas suas folhas.



Após a escrita do código, os alunos verificaram se a programação estava correta e, em seguida, carregaram-na na placa Arduino, salvando seus códigos.

Assim, a aula de robótica abrangeu tanto aspectos teóricos quanto práticos, proporcionando aos alunos uma compreensão mais aprofundada e aplicada da tecnologia e programação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário