Aula de Robótica
Professor Multiplicador: Ailton
Data: 25/06/2024
Atividades Desenvolvidas:
Módulo I
Os alunos do Módulo I estudaram textos e imagens sobre
botões e chaves. Em uma discussão informal com o professor, aprenderam para que
servem esses componentes e perceberam que sua função é alterar o estado dos
circuitos, como por exemplo, ligar e desligar (on-off). Esses componentes são
utilizados para a interação do usuário com objetos e máquinas.
Em seguida, utilizamos outros textos e imagens que
mostravam o uso dos botões para ligar e desligar robôs. Em outro momento da
aula, o professor exibiu três vídeos onde os alunos puderam notar o avanço da
tecnologia, especialmente na criação de robôs. Eles observaram como essas
máquinas estão sendo desenvolvidas para se parecer com humanos e desempenhar
funções auxiliares. Assistiram também a um vídeo de um robô em formato de cão,
programado para andar em diversos tipos de terreno, subir morros e possuir alta
capacidade de mobilidade, não caindo com impactos ou escorregões.
Continuando a aula, os alunos realizaram uma atividade
desplugada onde escreveram frases para exercitar os pilares da abstração,
decomposição e algoritmos, criando uma lista de instruções para atingir
objetivos comuns do cotidiano. Um exemplo dessa atividade foi seguir um passo a
passo correto de como plantar uma árvore.
Para os alunos que concluíram as atividades a tempo, o
professor propôs um jogo de encontrar figuras iguais, com o propósito de
exercitar a agilidade, concentração e raciocínio lógico.
Módulo II
Os alunos do Módulo II receberam explicações sobre algumas
linguagens de programação. O professor propôs a construção de um código para
servo motor e sensor de chuva. Uma folha impressa com o código e imagens dos
componentes foi entregue aos alunos. O professor explicou detalhadamente o
significado de cada parte do código e a função de cada componente utilizado. Os
alunos, então, escreveram seus códigos e fizeram anotações nas suas folhas.
Após a escrita do código, os alunos verificaram se a
programação estava correta e, em seguida, carregaram-na na placa Arduino,
salvando seus códigos.
Assim, a aula de robótica abrangeu tanto aspectos teóricos
quanto práticos, proporcionando aos alunos uma compreensão mais aprofundada e
aplicada da tecnologia e programação.
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