Na aula de robótica, o professor Ailton levou seus alunos por uma jornada de descoberta e aprendizado. No Módulo I, eles mergulharam nos três pilares fundamentais da robótica através de textos e imagens elucidativas. O professor conduziu uma conversa informal, destacando um semáforo construído pelos alunos no ano anterior como exemplo prático. Esse semáforo representou os pilares da robótica: a bateria para a parte elétrica, a confecção mecânica do semáforo e o código na placa de Arduino para a programação.
Após essa introdução, os
alunos exploraram textos e imagens inspiradoras sobre jovens inventores e suas
criações. Eles desafiaram suas mentes com exercícios simples de raciocínio
lógico e, no final, participaram de uma atividade desplugada, na qual
precisavam compreender comandos para gerar imagens.
No Módulo II, o foco mudou
para as mulheres inventoras que moldaram a era da computação. O professor
conduziu uma conversa envolvente sobre o tema, antes de os alunos enfrentarem desafios
práticos de raciocínio lógico retirados das Olimpíadas Brasileiras de Robótica.
Encerrando com criatividade, os alunos criaram jogos personalizados usando a
plataforma PictoBlox, permitindo que expressassem seus gostos e imaginação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário