Na primeira aula de março de 2024, o Professor
Multiplicador Ailton mergulhou os alunos no fascinante mundo da robótica,
começando pelo legado de criatividade e inovação de Leonardo da Vinci. Com uma
mistura de texto informativo, conversas informais e vídeos inspiradores, os
alunos foram transportados através do tempo para apreciar as criações
visionárias do renomado artista e inventor.
Dando continuidade à jornada, a aula prosseguiu com
atividades práticas, desafiando os estudantes a exercitar o raciocínio lógico.
A criação de um malabarista feito de papelão, palitos de churrasco e cola
quente não apenas estimulou a criatividade, mas também introduziu conceitos
básicos de mecânica e engenharia.
No módulo II, o foco se voltou para uma exploração mais
aprofundada dos diversos tipos de robôs que povoam nosso mundo moderno. Desde
robôs de entretenimento até aqueles projetados para auxiliar em setores
cruciais como indústria, saúde e segurança pública, os alunos foram
apresentados a um panorama abrangente das possibilidades da robótica.
Um destaque significativo foi a discussão sobre a placa de
Arduino e sua aplicação na criação de protótipos na robótica sustentável. Os
estudantes foram desafiados a refletir sobre como a tecnologia pode ser
empregada de forma responsável, visando não apenas a eficiência, mas também a
preservação do meio ambiente.
Por fim, as atividades práticas continuaram com a
utilização da plataforma Tinkercad, onde os alunos puderam colocar em prática
seus conhecimentos teóricos, construindo circuitos elétricos e compreendendo os
princípios fundamentais da eletrônica.
Nesta jornada de descoberta e aprendizado, os alunos não apenas expandiram
seu conhecimento sobre robótica e tecnologia, mas também aprenderam a usar materiais recicláveis e valorizar o meio ambiente em suas criações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário