quarta-feira, 9 de julho de 2025

Clube de Robótica Educacional Sustentável.

 

Clube de Robótica Educacional Sustentável

Professor multiplicador: Ailton

Data: 08/07/2025

 

No dia 08 de julho, o Clube de Robótica Educacional Sustentável promoveu atividades enriquecedoras nos dois módulos, com foco na integração entre teoria, prática e criatividade.

 

Módulo I

Os alunos iniciaram a aula com a leitura de textos e imagens sobre a presença da robótica no cotidiano, reconhecendo sua aplicação em elementos como semáforos, escadas rolantes, eletrodomésticos, entre outros. A atividade promoveu uma conversa informal entre professor e alunos sobre os profissionais que atuam na área da robótica e sua importância no desenvolvimento tecnológico da sociedade.

Em seguida, participaram de uma atividade de computação desplugada, onde precisaram organizar em sequência lógica cenas como: montar um tripé, preparar as tintas e iniciar a pintura, trabalhando assim o pensamento computacional e a noção de algoritmo.

No momento maker, os estudantes construíram robôs desenhistas utilizando materiais recicláveis, motores, botões e baterias. Ao final, puderam se encantar com os desenhos criados pelos próprios robôs que desenvolveram com criatividade e colaboração.

 


Módulo II

Os alunos do Módulo II retornaram à plataforma Tinkercad para simular um circuito utilizando protoboard, jumpers, buzzer e a placa Arduino, com o objetivo de fazer o buzzer emitir som. Após a simulação virtual, realizaram a montagem prática com os kits de robótica, testando seus conhecimentos em circuito eletrônico.

Na segunda parte do encontro, foram desafiados a construir um jogo de labirinto eletrônico, utilizando fios, jumpers, botão, LED, buzzer, arame e bateria de 9 volts. O desafio consistia em percorrer o caminho de arame com um laço de metal sem encostar nas bordas. Caso tocassem, o LED acendia e o buzzer apitava, sinalizando a falha. Ganhava quem completasse o percurso sem ativar o sistema de alarme. A atividade estimulou a concentração, coordenação motora e o raciocínio lógico dos alunos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário