quarta-feira, 21 de maio de 2025

Clube de Robótica Educacional Sustentável.

 

Clube de Robótica Educacional Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 20/05/2025


Módulo I – Atividades Desenvolvidas

Os alunos do Módulo I assistiram ao vídeo educativo "O que é programação?". Após a exibição, houve uma conversa informal com o professor sobre o conteúdo apresentado. O professor destacou que a programação é um dos três pilares da robótica, lembrando que anteriormente os alunos já haviam estudado os pilares da mecânica e da elétrica.



Em seguida, participaram da atividade desplugada intitulada "Desenhando no escuro". Nessa dinâmica, um aluno fazia o papel de mestre (programador) e outro de robô. O mestre recebia um desenho, que ficava escondido atrás de uma ficha, e deveria dar instruções verbais para que o robô o reproduzisse em uma folha, sem ver o modelo. Ao final, o professor comparava os desenhos para verificar a precisão das orientações.


Na sequência, os alunos realizaram três exercícios escritos de raciocínio lógico:

Um desafio para calcular o peso de animais (representados por figuras);

Uma atividade para identificar quantos quadrados havia em uma imagem;

Um exercício de traçar um caminho em um cenário e chegar ao objetivo final.

Finalizando a aula, os alunos praticaram programação em blocos na plataforma Code.org.

Todas essas atividades foram realizadas pelos alunos do turno da manhã do Módulo I. Já os alunos do turno da tarde, além de realizarem as mesmas atividades, deram continuidade aos ensaios para a 1ª Mostra de Robótica, promovida pelo NTM (Núcleo de Tecnologias Municipal).

 

Módulo II – Atividades Desenvolvidas

Os alunos do Módulo II continuaram os ensaios para apresentação do projeto do semáforo inteligente. Como parte do treinamento e para fortalecer a confiança, apresentaram seus projetos para a turma do 3º ano vespertino, do professor Osny, e também para a coordenadora Vania. Em outro momento da aula, realizaram atividades de programação em blocos na plataforma Code.org.






Nenhum comentário:

Postar um comentário