quarta-feira, 23 de abril de 2025

Clube de Robótica Educacional Sustentável

 

Clube de Robótica Educacional Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 22/04/2025

 

Módulo I – Atividades Desenvolvidas

Na aula do dia 22 de abril de 2025, os alunos do Módulo I participaram de uma série de atividades voltadas para o entendimento dos pilares fundamentais da robótica: mecânica, elétrica e programação. O encontro iniciou-se com a leitura de textos e uma conversa informal entre o professor Ailton e os alunos sobre esses pilares, com destaque especial para a mecânica.



Foram apresentados textos complementares sobre o funcionamento da mecânica, além de exemplos práticos de como ela está presente em nosso dia a dia. Em seguida, os alunos exploraram conteúdos relacionados à força e ao movimento, com leitura e discussão sobre a vida e as contribuições de Isaac Newton para a ciência.



Os alunos também assistiram a um vídeo educativo que explicava como a mecânica facilita a nossa vida através de engrenagens, máquinas simples e compostas. Após isso, participaram de um desafio de raciocínio lógico chamado “Descubra quem é Carla”, estimulando o pensamento crítico e lógico.

O momento mais aguardado foi o "momento maker", em que os estudantes construíram carrinhos movidos a ar utilizando materiais simples como papelão, palitos, tampinhas de garrafa, canudos e bexigas. Ao final, testaram seus carrinhos em uma brincadeira divertida, colocando em prática os conceitos aprendidos.

 


Módulo II – Atividades Desenvolvidas

Os alunos do Módulo II deram continuidade às atividades de programação e montagem de circuitos eletrônicos. Nessa aula, escreveram um novo código para fazer LEDs piscarem de acordo com instruções programadas. Após a etapa de codificação, montaram na prática um circuito com LEDs nas cores vermelha, amarela e verde, utilizando jumpers, protoboard, resistores e a placa Arduino Uno.



Essa atividade teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades práticas na manipulação de componentes eletrônicos e na aplicação de lógica de programação.

Como continuidade do projeto, os alunos irão construir um semáforo funcional utilizando os mesmos princípios e códigos desenvolvidos. O semáforo será montado com materiais recicláveis e os componentes eletrônicos trabalhados, promovendo a integração entre robótica e sustentabilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário