Clube de
Robótica Educacional Sustentável
Professor Multiplicador: Ailton
Data: 01/09/2024
Turma Módulo I:
No Módulo
I, os alunos continuaram praticando a programação em blocos na plataforma
Scratch. Em seguida, criaram um jogo de basquetebol, no qual programaram a
movimentação da bola pelo cenário. O objetivo do jogo era usar uma raquete
verde, programada por eles, para impedir que a bola caísse em uma linha
vermelha, o que resultaria em "game over". À medida que conseguiam
acertar a bola com a raquete, os alunos acumulavam pontos. Além disso,
adicionaram efeitos sonoros: um som para quando a bola tocasse a raquete verde,
indicando pontuação, e outro para quando a bola caísse na linha vermelha,
encerrando o jogo.
Após a
criação dos jogos, o professor propôs uma competição entre os alunos,
oferecendo um prêmio ao primeiro que conseguisse atingir 100 pontos.
Turma Módulo II:
Os alunos
do Módulo II começaram a escrever um código em C++ para programar um carrinho
com sensor ultrassônico, que se movimentaria enquanto detectava e evitava
obstáculos. Na próxima aula, os alunos irão finalizar a digitação do código e,
em seguida, inseri-lo na placa Arduino para testar se o código está correto.
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