quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Clube de Robótica Educacional Sustentável

 

Clube de Robótica Educacional Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 04/09/2024

 

Módulo I:

Os alunos iniciaram o módulo com uma leitura interativa de textos e análise de imagens sobre a estrutura de objetos, explorando conceitos de estruturas flexíveis e rígidas. Em seguida, participaram de atividades que envolviam a resolução de problemas matemáticos, aplicando a multiplicação em contextos relacionados à robótica.

Durante a atividade desplugada, os alunos praticaram conceitos de programação, utilizando direções como direita, esquerda, cima e baixo para orientar um personagem até seu destino. No momento maker, as crianças assistiram a dois vídeos instrutivos sobre a construção de uma garra pantográfica. Após isso, foram desafiadas a criar suas próprias garras pantográficas.



Ao final da aula, as crianças participaram de uma competição divertida, onde precisaram transportar tampinhas de um local para outro utilizando as garras que confeccionaram.

Observação: Alguns alunos conseguiram realizar atividades na plataforma ComputeIt. O ComputeIt é uma plataforma educacional voltada para o ensino de programação e pensamento computacional de forma interativa e lúdica. É frequentemente utilizada em ambientes escolares para introduzir conceitos de lógica de programação, algoritmos e resolução de problemas. Através de desafios e exercícios práticos, os alunos desenvolvem habilidades como raciocínio lógico e estruturação de soluções de maneira divertida.

 

Módulo II:

Os alunos do Módulo II concluíram a confecção de sua maquete, que será apresentada na Feira de Robótica do Núcleo de Tecnologias Municipal.



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