quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Clube de Robótica Sustentável

 

Clube de Robótica Sustentável

Professor Multiplicador: Ailton

Data: 20/08/2024

 

Módulo I:

Os alunos do Módulo I realizaram atividades na plataforma Scratch. Na primeira tarefa, utilizaram um cenário de floresta, onde inseriram um unicórnio como personagem principal. Usando blocos de programação, fizeram o unicórnio desaparecer e reaparecer, acrescentando um bloco de som para dar efeito a esses eventos.

Em seguida, criaram uma história intitulada "Escola de Magia". Nessa narrativa, programaram um bruxo e seu aprendiz para dialogarem, desaparecerem e reaparecerem em diferentes cenários. Inicialmente, os personagens estão na Escola de Magia; ao tocar um som, eles desaparecem e surgem em uma montanha, retornando à escola logo depois.



Os alunos também assistiram a um vídeo que mostrou como a tecnologia está transformando a agricultura. Eles aprenderam sobre o uso de computadores, câmeras, sensores e outros instrumentos tecnológicos para identificar pragas e ervas daninhas, aplicando produtos de combate apenas nas áreas afetadas. Também viram como microrganismos criados em laboratórios podem ser utilizados para combater pragas nas lavouras.

No final da aula, os alunos realizaram uma atividade desplugada, onde precisaram analisar a imagem de um relógio e marcar a opção correta de quando o robô deveria ter chegado na escola.



 

Módulo II:

Os alunos do Módulo II iniciaram a construção de suas maquetes. Começaram a criar árvores, cercas e hortas, além de pintar a caixa que servirá de base para a maquete. A confecção dessa maquete continuará na próxima aula, pois ainda há várias etapas a serem concluídas.





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