Clube de Robótica Sustentável
Professor Multiplicador: Ailton
Data: 20/08/2024
Módulo I:
Os alunos do Módulo I realizaram atividades na plataforma
Scratch. Na primeira tarefa, utilizaram um cenário de floresta, onde inseriram
um unicórnio como personagem principal. Usando blocos de programação, fizeram o
unicórnio desaparecer e reaparecer, acrescentando um bloco de som para dar
efeito a esses eventos.
Em seguida, criaram uma história intitulada "Escola de
Magia". Nessa narrativa, programaram um bruxo e seu aprendiz para
dialogarem, desaparecerem e reaparecerem em diferentes cenários. Inicialmente,
os personagens estão na Escola de Magia; ao tocar um som, eles desaparecem e
surgem em uma montanha, retornando à escola logo depois.
Os alunos também assistiram a um vídeo que mostrou como a
tecnologia está transformando a agricultura. Eles aprenderam sobre o uso de
computadores, câmeras, sensores e outros instrumentos tecnológicos para
identificar pragas e ervas daninhas, aplicando produtos de combate apenas nas
áreas afetadas. Também viram como microrganismos criados em laboratórios podem
ser utilizados para combater pragas nas lavouras.
No final da aula, os alunos realizaram uma atividade
desplugada, onde precisaram analisar a imagem de um relógio e marcar a opção
correta de quando o robô deveria ter chegado na escola.
Módulo II:
Os alunos do Módulo II iniciaram a construção de suas
maquetes. Começaram a criar árvores, cercas e hortas, além de pintar a caixa que
servirá de base para a maquete. A confecção dessa maquete continuará na próxima
aula, pois ainda há várias etapas a serem concluídas.
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