segunda-feira, 29 de junho de 2015

Projeto: Elucidando os jogos


MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA- MS
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA MUNICIPALDE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR: EM BRINCANDO DE APRENDER
ENDEREÇO: Avenida Eulenir de Oliveira O. Lima 60
Diretora:Minervina Monteiro de Carvalho
Coordenador (a): Maria do Carmo Silva.
Professor (a): Suellen Vitorino de Araújo
Educação Infantil Turma: B
Turno: VESPERTINO Ano letivo: 2015

Projeto: Elucidando os jogos
PASSEIO NA PRAÇA: PROJETO, CULTURA DE MÃO EM MÃO

  1. OBJETIVO GERAL
Trazer para a escola referências e atividades voltado para o projetoCultura de mão em mãoidealizado pela Semec fomentando a cultura e o conhecimento. Estimulando também a leitura, de contar de histórias e de produção de textos coletivos; como outras áreas do conhecimento com a importação de personagens daTurma do Chaves, através de jogos que envolvam além dos objetivos do projeto municipal e que articulem de forma transversal os conteúdos curriculares nas áreas de conhecimento matemático e de leitura coletiva observando a faixa etária dos alunos, através de jogos com dados.

  1. OBJETIVO ESPECIFICO
Estimular via jogos à capacidade dos alunos da Educação Infantil a desenvolverem conhecimento quantitativo da matemática através do jogo 1 que permitam a partir do coletivo (meninos VS meninas ) fixar conteúdos proposto.
Incentivar por meio do jogo 2 elementos da alfabetização estimulando o gosto pela leitura e a futura produção de textos coletivas num momento pós silábico.

ELUCIDANDO OS JOGOS
Jogo 01 - Caça Carinha da turma do Chaves
Este jogo visa articular o aprendizado da matemática com a capacidade de reconhecimento das personagens da serie “Chaves”, vivenciando uma cultura de programas infantis da America Latina dos quais estamos inseridos como também desenvolvendo a capacidade de interação dos alunos e a sua capacidade de realizar as atividades em grupo.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO - 01
O jogo simples consiste na utilização de dois dados no primeiro se tem a utilização de numerais cardinais indo-arábicos de 1 a 6 e no segundo o rosto de seis das personagens da serie.
O jogo se realiza com a divisão de dois grupos meninos e meninas que precisam jogar os dois dados e consequentemente reconhecerem o rosto das personagens e a quantidade necessária de fichas com os mesmos rostos a serem recolhidos sobre uma mesa, estimulando assim de maneira lúdica o quantitativo matemático e o reconhecimento da serie.

JOGO 02CHAVES DE A a Z
Este jogo visa articular o aprendizado da língua portuguesa com a capacidade de reconhecimento das personagens da sérieChaves, vivenciando uma cultura de programas infantis da America Latina dos quais estamos inseridos como também desenvolvendo a capacidade de interação dos alunos e a sua capacidade de realizar as atividades em grupo.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO - 02
O jogo simples consiste em dois grupos de meninos contra meninas, que praticam uma corrida sobre um tabuleiro marcado com o alfabeto desde a letraAáZ, levando cada um das personagens ao fim do alfabeto.
O jogo se realiza as personagens, que são seis é subdividido três para os meninos e três para as meninas. Os dois grupos meninos e meninas que precisam jogar os dois dados e consequentemente reconhecerem o rosto das personagens e andar no tabuleiro alfabético deAateZ. Ex: jogam-se os dois dados saindo o rosto da personagem Chiquinha e o numeral três ela personagem dos meninos anda ate a casa 3 ou letraC, ganha o grupo que levar seus três personagens ao fim na letraZprimeiro.














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