MUNICÍPIO DE NOVA
ANDRADINA- MS
SISTEMA MUNICIPAL DE
ENSINO
SECRETARIA MUNICIPALDE
EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR: EM
BRINCANDO DE APRENDER
ENDEREÇO:
Avenida
Eulenir
de
Oliveira
O.
Lima
Nº
60
Diretora:Minervina
Monteiro
de
Carvalho
Coordenador
(a):
Maria
do
Carmo
Silva.
Professor
(a):
Suellen
Vitorino
de
Araújo
Educação
Infantil
Turma:
B
Turno:
VESPERTINO
Ano
letivo:
2015
Projeto:
Elucidando os
jogos
PASSEIO NA PRAÇA:
PROJETO, CULTURA DE MÃO EM MÃO
- OBJETIVO GERAL
Trazer para
a escola
referências e
atividades voltado
para o
projeto “Cultura
de mão
em mão”
idealizado pela
Semec fomentando
a cultura
e o
conhecimento. Estimulando
também a
leitura, de
contar de
histórias e
de produção
de textos
coletivos; como
outras áreas
do conhecimento
com a
importação de
personagens da
“Turma do
Chaves”,
através de
jogos que
envolvam além
dos objetivos
do projeto
municipal e
que articulem
de forma
transversal os
conteúdos curriculares
nas áreas
de conhecimento
matemático e
de leitura
coletiva observando
a faixa
etária dos
alunos, através
de jogos
com dados.
- OBJETIVO ESPECIFICO
Estimular via
jogos à
capacidade dos
alunos da
Educação Infantil
a desenvolverem
conhecimento quantitativo
da matemática
através do
jogo 1
que permitam
a partir
do coletivo
(meninos VS
meninas )
fixar conteúdos
proposto.
Incentivar por meio do jogo 2 elementos da alfabetização
estimulando o gosto pela leitura e a futura produção de textos
coletivas num momento pós silábico.
ELUCIDANDO OS JOGOS
Jogo 01 - Caça Carinha da turma do Chaves
Este jogo visa articular o aprendizado da matemática
com a capacidade de reconhecimento das personagens da serie “Chaves”,
vivenciando uma cultura de programas infantis da America Latina dos
quais estamos inseridos como também desenvolvendo a capacidade de
interação dos alunos e a sua capacidade de realizar as atividades
em grupo.
DESENVOLVIMENTO DO
JOGO -
01
O jogo
simples consiste
na utilização
de dois
dados no
primeiro se
tem a
utilização de
numerais cardinais
indo-arábicos de
1 a
6 e
no segundo
o rosto
de seis
das personagens
da serie.
O jogo
se realiza
com a
divisão de
dois grupos
meninos e
meninas que
precisam jogar
os dois
dados e
consequentemente reconhecerem
o rosto
das personagens
e a
quantidade necessária
de fichas
com os
mesmos rostos
a serem
recolhidos sobre
uma mesa,
estimulando assim
de maneira
lúdica o
quantitativo matemático
e o
reconhecimento da
serie.
JOGO 02
– CHAVES DE
A a
Z
Este jogo
visa articular
o aprendizado
da língua
portuguesa com
a capacidade
de reconhecimento
das personagens
da série
“Chaves”,
vivenciando uma
cultura de
programas infantis
da America
Latina dos
quais estamos
inseridos como
também desenvolvendo
a capacidade
de interação
dos alunos
e a
sua capacidade
de realizar
as atividades
em grupo.
DESENVOLVIMENTO DO
JOGO -
02
O jogo
simples consiste
em dois
grupos de
meninos contra
meninas, que
praticam uma
corrida sobre
um tabuleiro
marcado com
o alfabeto
desde a
letra “A”
á “Z”,
levando cada
um das
personagens ao
fim do
alfabeto.
O jogo
se realiza
as personagens,
já que
são seis
é subdividido
três para
os meninos
e três
para as
meninas. Os
dois grupos
meninos e
meninas que
precisam jogar
os dois
dados e
consequentemente reconhecerem
o rosto
das personagens
e andar
no tabuleiro
alfabético de
“A”ate
“Z”.
Ex: jogam-se
os dois
dados saindo
o rosto
da personagem
Chiquinha e
o numeral
três ela
personagem dos
meninos anda
ate a
casa 3
ou letra
“C”,
ganha o
grupo que
levar seus
três personagens
ao fim
na letra
“Z” primeiro.
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