Os estudantes do Programa Mais
Educação da EM. Brincando de Aprender apresentaram o "PROJETO
HIDROPONIA"
na 2ª Feira de Geociências de Nova Andradina. O evento foi
organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
(Semec), nos dias 19 e 20 de Novembro no Ginásio de Esportes Irmão
Brás Sinigáglia.
HIDROPONIA
é a técnica de cultivar verduras sem solo, onde as raízes recebem
uma solução nutritiva balanceada que contém na água todos
nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
O projeto elaborado pelas
professoras e estudantes tinha como objetivos: apresentar
a técnica de cultivo de vegetais, mostrando o desenvolvimento das
hortaliças; desenvolver o espírito crítico a participação e a
conscientização ambiental para que possam no futuro valorizar a
preservação dos recursos naturais.
As professoras responsáveis
pelo projeto Sirlei de Fátima França, Josefa Ortega,
Giuliana Masculi Pokrywiecki
e os estudantes visitaram a horta da Comunidade Católica Betel que
produz verduras hidropônicas e com a parceria do coordenador da
Betel Silvano Bezerra procuraram compreender o processo da
hidroponia. Diante das observações e da aprendizagem
confeccionaram a maquete que foi exposto no Geociência.
ESCOLA MUNICIPAL BRINCANDO DE APRENDER
HIDROPONIA
Este projeto foi realizado com os
estudantes do Programa Mais Educação com a orientação das
professoras Giuliana Masculi Pokrywiecki , Josefa Ortega e Sirlei de
Fátima França.
NOVA ANDRADINA – MS
2013
INTRODUÇÃO
O projeto "Hidroponia"
será desenvolvidos pelos
estudantes do Programa Mais Educação da EM. Brincando de Aprender -
Polo e apresentado na 2º feira do Geociência no município de
Nova Andradina nos dias 12 e 13 de novembro no ginásio de esporte.
Hidroponia é a técnica de cultivar
plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva
balanceada que contém água e todos nutrientes essenciais ao
desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar
suspensas em meio líquido NTF (Nutrient Film Thechniq) ou apoiadas
em substrato não inerte (areia lavada).
Essa técnica pode ser aplicada tanto em
escala doméstica (em pequenos vasos) como em escala comercial
(grandes plantações em galpões). Apesar da técnica hidropônica
ser antiga, foi somente em meados de 1930 que se desenvolveu um
sistema hidropônico para uso comercial, idealizado por W.F. Gericke
da Califórnia.
O cultivo sem solo proporciona um bom
desenvolvimento das plantas, um bom estado fotossanitário, além das
altas produtividades quando comparado ao sistema tradicional de
cultivo em solo. A produção é de boa qualidade com nenhum ou quase
nenhum uso de agrotóxico.
O consumo de água pela agricultura
tornou-se dispendioso, o cultivo em hidroponia propõe o menor uso
de recursos hídricos, sem desperdício com irrigação e evaporação
das águas de rega, a produtividade é alta, permitindo uma ocupação
e utilização mais racional do meio ambiente.
Tendo conhecimento que essa tecnologia
está sendo praticada em nosso munícipio, a escola através desse
projeto realizou uma pesquisa e desenvolveu algumas atividades
pedagógicas junto com alunos, para maior divulgação dessa prática.
OBJETIVOS
Apresentar uma nova técnica de cultivo de
vegetais, mostrando o desenvolvimento das hortaliças, divulgando
essa tecnologia.
Trabalhar a formação do estudantes
desenvolvendo o espírito crítico, criativo e a conscientização
de uma educação ambiental onde se possa no futuro valorizar a
preservação dos recursos naturais.
Ampliar a concepção do aluno sobre o
conceito do meio ambiente para além do contexto natural, discutindo
os seguintes tópicos; - ação humana na alteração do ambiente,
soluções e problemas decorrentes de intervenções socioambientais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trabalhar o desenvolvimento dos vegetais;
-Discutir sobre os recursos naturais e sua
preservação;
- Identificar por meios de pesquisa as
alterações que o meio ambiente vem sofrendo em decorrer da ação
humana, e dialogar sobre como essas alterações refletem na nossa
vida.
METODOLOGIA
Os alunos pesquisarão as partes dos
vegetais e seu desenvolvimento, suas necessidades e como se
reproduzem, fazendo experiências com germinação de feijões e
sobre as técnicas de cultivo e plantio, tais como, plantações,
hortas, e então será lançado o desafio do termo hidroponia.
Pesquisado sobre a tecnologia
hidropônica, os alunos farão uma visita à uma horta hidropônica
do município, para entrarem em contato com essa técnica.
Adquiridos esses conhecimentos, serão discutidos os benefícios
dessa prática e as alterações que as outras práticas produzem no
nosso meio ambiente.
Os alunos confeccionarão cartazes,
maquetes para apresentarem na feira de Geociências promovida pela
secretaria de Educação do Município.
RECURSOS
- Materiais de pesquisa impresso como
livros e revistas e internet.
- Passeios de visitação à horta
hidropônica da Comunidade Católica Betel.
- Materiais para experiência (copo
descartável, grãos de feijão, algodão).
- Materiais didáticos para registros de
atividades e produto de pesquisa (lápis, caderno, etc.)
ALUNOS QUE PARTICIPARÃO DA APRESENTAÇÃO
DO GEOCIÊNCIAS:
Adalto
Silva Lopes Júnior - 4º ano Anielli de Souza
Zoti - 5º ano
Eduarda
Manganelli de Oliveira - 4º ano
Gabriela Manganelli de
Oliveira - 3º ano
Juliana
Falgeti Lun - 5º ano
Luis
Felipe dos Santos Ernesto - 3º ano
Taismara
dos Santos Pereira - 5º ano
Luis Felipe dos Santos
Ernesto - 3º ano
Caio Vínicius Alecrim da
silva - Ano:4º
PARCERIA
Comunidade Católica Betel -
Coordenador Silvano Bezerra
BIBLIOGRAFIA
SILVIA,
A. P.P. Hidroponia, disponível em
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/hidropo.htm
DAROLT,
Moacyr Roberto. Qualidade nutricional do alimento orgânico é
superior ao convencional, disponível em
http://cultivehortaorganica.blogspot.com.br/2013/02/a-qualidade-nutricional-do-alimento.html.
WIKIPÉDIA.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroponia
LABOHIDRO
–UFSC, DISPONÍVEL EM http://www.labhidro.cca.ufsc.br/hidroponia-2
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