segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ESTUDANTES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO APRESENTAM TRABALHO NO GEOCIÊNCIAS


Os estudantes do Programa Mais Educação da EM. Brincando de Aprender apresentaram o "PROJETO HIDROPONIA" na 2ª Feira de Geociências de Nova Andradina. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), nos dias 19 e 20 de Novembro no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia.
HIDROPONIA é a técnica de cultivar verduras sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém na água todos nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
O projeto elaborado pelas professoras e estudantes tinha como objetivos: apresentar a técnica de cultivo de vegetais, mostrando o desenvolvimento das hortaliças; desenvolver o espírito crítico a participação e a conscientização ambiental para que possam no futuro valorizar a preservação dos recursos naturais.
As professoras responsáveis pelo projeto Sirlei de Fátima França, Josefa Ortega, Giuliana Masculi Pokrywiecki e os estudantes visitaram a horta da Comunidade Católica Betel que produz verduras hidropônicas e com a parceria do coordenador da Betel Silvano Bezerra procuraram compreender o processo da hidroponia. Diante das observações e da aprendizagem confeccionaram a maquete que foi exposto no Geociência.

ESCOLA MUNICIPAL BRINCANDO DE APRENDER


HIDROPONIA





Este projeto foi realizado com os estudantes do Programa Mais Educação com a orientação das professoras Giuliana Masculi Pokrywiecki , Josefa Ortega e Sirlei de Fátima França.






NOVA ANDRADINA – MS
2013
INTRODUÇÃO

O projeto "Hidroponia" será desenvolvidos pelos estudantes do Programa Mais Educação da EM. Brincando de Aprender - Polo e apresentado na 2º feira do Geociência no município de Nova Andradina nos dias 12 e 13 de novembro no ginásio de esporte.
Hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio líquido NTF (Nutrient Film Thechniq) ou apoiadas em substrato não inerte (areia lavada).
Essa técnica pode ser aplicada tanto em escala doméstica (em pequenos vasos) como em escala comercial (grandes plantações em galpões). Apesar da técnica hidropônica ser antiga, foi somente em meados de 1930 que se desenvolveu um sistema hidropônico para uso comercial, idealizado por W.F. Gericke da Califórnia.
O cultivo sem solo proporciona um bom desenvolvimento das plantas, um bom estado fotossanitário, além das altas produtividades quando comparado ao sistema tradicional de cultivo em solo. A produção é de boa qualidade com nenhum ou quase nenhum uso de agrotóxico.
O consumo de água pela agricultura tornou-se dispendioso, o cultivo em hidroponia propõe o menor uso de recursos hídricos, sem desperdício com irrigação e evaporação das águas de rega, a produtividade é alta, permitindo uma ocupação e utilização mais racional do meio ambiente.
Tendo conhecimento que essa tecnologia está sendo praticada em nosso munícipio, a escola através desse projeto realizou uma pesquisa e desenvolveu algumas atividades pedagógicas junto com alunos, para maior divulgação dessa prática.


OBJETIVOS

Apresentar uma nova técnica de cultivo de vegetais, mostrando o desenvolvimento das hortaliças, divulgando essa tecnologia.
Trabalhar a formação do estudantes desenvolvendo o espírito crítico, criativo e a conscientização de uma educação ambiental onde se possa no futuro valorizar a preservação dos recursos naturais.
Ampliar a concepção do aluno sobre o conceito do meio ambiente para além do contexto natural, discutindo os seguintes tópicos; - ação humana na alteração do ambiente, soluções e problemas decorrentes de intervenções socioambientais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Trabalhar o desenvolvimento dos vegetais;
-Discutir sobre os recursos naturais e sua preservação;
- Identificar por meios de pesquisa as alterações que o meio ambiente vem sofrendo em decorrer da ação humana, e dialogar sobre como essas alterações refletem na nossa vida.


METODOLOGIA

Os alunos pesquisarão as partes dos vegetais e seu desenvolvimento, suas necessidades e como se reproduzem, fazendo experiências com germinação de feijões e sobre as técnicas de cultivo e plantio, tais como, plantações, hortas, e então será lançado o desafio do termo hidroponia.
Pesquisado sobre a tecnologia hidropônica, os alunos farão uma visita à uma horta hidropônica do município, para entrarem em contato com essa técnica. Adquiridos esses conhecimentos, serão discutidos os benefícios dessa prática e as alterações que as outras práticas produzem no nosso meio ambiente.
Os alunos confeccionarão cartazes, maquetes para apresentarem na feira de Geociências promovida pela secretaria de Educação do Município.


RECURSOS

- Materiais de pesquisa impresso como livros e revistas e internet.
- Passeios de visitação à horta hidropônica da Comunidade Católica Betel.
- Materiais para experiência (copo descartável, grãos de feijão, algodão).
- Materiais didáticos para registros de atividades e produto de pesquisa (lápis, caderno, etc.)



ALUNOS QUE PARTICIPARÃO DA APRESENTAÇÃO DO GEOCIÊNCIAS:
Adalto Silva Lopes Júnior - 4º ano Anielli de Souza Zoti - 5º ano
Eduarda Manganelli de Oliveira - 4º ano
Gabriela Manganelli de Oliveira - 3º ano
Juliana Falgeti Lun - 5º ano
Luis Felipe dos Santos Ernesto - 3º ano
Taismara dos Santos Pereira - 5º ano
Luis Felipe dos Santos Ernesto - 3º ano
Caio Vínicius Alecrim da silva - Ano:4º

PARCERIA

Comunidade Católica Betel - Coordenador Silvano Bezerra


BIBLIOGRAFIA

SILVIA, A. P.P. Hidroponia, disponível em http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/hidropo.htm
DAROLT, Moacyr Roberto. Qualidade nutricional do alimento orgânico é superior ao convencional, disponível em http://cultivehortaorganica.blogspot.com.br/2013/02/a-qualidade-nutricional-do-alimento.html.
LABOHIDRO –UFSC, DISPONÍVEL EM http://www.labhidro.cca.ufsc.br/hidroponia-2



















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