ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
NO MÊS
DE MAIO
PELA PROFESSORA
GIULIANA
MASCULI
POKRYWIECKI COM
ALUNOS DO
2º ANO
DO ENSINO
FUNDAMENTAL I
Objetivos:
Apresentar diversas
possibilidades de
realizar atividades
com jornal
na sala
de aula
aos alunos
do 2º
ano, como
um valioso material didático.
POR
MEIO DE UMA NOTÍCIA O PROFESSOR PODE EXPLORAR:
- Leitura
de imagem e escrita;
-
Interpretação de texto;
- Tema ou
assunto principal;
-
Personagens;
-
Comentários, debates;
-
Produção textual;
-
Confecção de mural;
- Jornal
falado e outros.
METODOLOGIA:
Nessa aula os alunos, divididos em grupo e com um jornal, manusearam
para conhecerem as diversas seções de notícias, escolheram uma
notícia política, por ser uma reportagem sobre o município de Nova
Andradina.
“PREFEITO
DE NOVA ANDRADINA RECEBE ÔNIBUS ESCOLAR DE DILMA ROUSSEFF”
Fizeram a
leitura compartilhada de alguns trechos da notícia, dialogando sobre
o assunto e debatendo sobre a necessidade e benefício da ação.
A notícia
foi recortada e colada no caderno, e em seguida foi feito uma
interpretação escrita.
Com a
interpretação surgiram algumas palavras que os alunos não
conheciam o significado, foi realizada uma pesquisa no dicionário:
Na aula
seguinte, os alunos em grupo, tiveram que identificar uma reportagem
sobre esportes.
Os alunos
fizeram uma leitura compartilhada e foi feita uma lista de palavras
que não sabiam o significado, realizando mais uma vez uma pesquisa
no dicionário.
Os alunos
questionaram sobre as modalidades esportivas, então foi sugerido que
cada aluno escrevesse um nome de esporte, fazendo uma lista.
Em seguida foi feito um
estudo das palavras, sílaba inicial, quantas vogais, quantas
consoantes quantidade das sílabas e outras.
Para compreender melhor
cada modalidade esportiva e para finalizar as atividades com o
jornal, a professora sugeriu assistir vídeos na sala de tecnologia,
onde os alunos puderam observar como se pratica cada esporte e suas
especificidades.
Durante as atividades
observou-se um grande interesse dos alunos, em algumas atividades
eles trabalharam com maior autonomia e envolveram – se mais.
Nas atividades escritas
em grupo os alunos discutiram, colocaram em hipótese, e construíram
as palavras e frases de acordo com o nível de cada grupo.
O trabalho com o jornal
da sala de aula mostrou-se muito produtivo e que há ainda muitas
possibilidades de atividades a serem exploradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário