quinta-feira, 13 de junho de 2013

Projeto "Jornal em sala de aula"

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE MAIO PELA PROFESSORA GIULIANA MASCULI POKRYWIECKI COM ALUNOS DO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Objetivos: Apresentar diversas possibilidades de realizar atividades com jornal na sala de aula aos alunos do ano, como um valioso material didático.
POR MEIO DE UMA NOTÍCIA O PROFESSOR PODE EXPLORAR:
- Leitura de imagem e escrita;
- Interpretação de texto;
- Tema ou assunto principal;
- Personagens;
- Comentários, debates;
- Produção textual;
- Confecção de mural;
- Jornal falado e outros.
METODOLOGIA: Nessa aula os alunos, divididos em grupo e com um jornal, manusearam para conhecerem as diversas seções de notícias, escolheram uma notícia política, por ser uma reportagem sobre o município de Nova Andradina.
PREFEITO DE NOVA ANDRADINA RECEBE ÔNIBUS ESCOLAR DE DILMA ROUSSEFF”
Fizeram a leitura compartilhada de alguns trechos da notícia, dialogando sobre o assunto e debatendo sobre a necessidade e benefício da ação.
A notícia foi recortada e colada no caderno, e em seguida foi feito uma interpretação escrita.
Com a interpretação surgiram algumas palavras que os alunos não conheciam o significado, foi realizada uma pesquisa no dicionário:
Na aula seguinte, os alunos em grupo, tiveram que identificar uma reportagem sobre esportes.
Os alunos fizeram uma leitura compartilhada e foi feita uma lista de palavras que não sabiam o significado, realizando mais uma vez uma pesquisa no dicionário.
Os alunos questionaram sobre as modalidades esportivas, então foi sugerido que cada aluno escrevesse um nome de esporte, fazendo uma lista.
Em seguida foi feito um estudo das palavras, sílaba inicial, quantas vogais, quantas consoantes quantidade das sílabas e outras.
Para compreender melhor cada modalidade esportiva e para finalizar as atividades com o jornal, a professora sugeriu assistir vídeos na sala de tecnologia, onde os alunos puderam observar como se pratica cada esporte e suas especificidades.
Durante as atividades observou-se um grande interesse dos alunos, em algumas atividades eles trabalharam com maior autonomia e envolveram – se mais.
Nas atividades escritas em grupo os alunos discutiram, colocaram em hipótese, e construíram as palavras e frases de acordo com o nível de cada grupo.

O trabalho com o jornal da sala de aula mostrou-se muito produtivo e que há ainda muitas possibilidades de atividades a serem exploradas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário