PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA-MS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
ESCOLA
MUNICIPAL BRINCANDO DE APRENDER-POLO
CRIAÇÃO: DECRETO MUNICIPAL Nº. 139/96 DE 03/07/1996
AUTORIZAÇÃO: DELIBERAÇÃO CME/NA/MS N°. 040 DE 16 DE DEZEMBRO
DE 2008.
Nova Andradina-MS - CEP. 79750-000
Nova Andradina –
MS dia 05 de fevereiro de 2013.
Escola Municipal
Brincando de Aprender Pólo realizou atividades pedagógica nos dias
05 / 06 /07 e oito de fevereiro com os professores desta unidade
escolar.
ESCOLA
MUNICIPAL BRINCANDO DE APRENDER - POLO
CRONOGRAMA
DA SEMANA PEDAGÓGICA
Terça
– feira - 05 de fevereiro de 2013
8:00
h – Início com o café;
8:20
h
– Oração
de
grupo
no
data
show;
8:30
h
– Início
do
filme:
Uma
Professora
Maluquinha;
9:30
h – Reunião administrativa – Diretora Minervina.
7:00
h
– Oração,
entrega
de
mensagem
e
Café;
7:30
h - Leitura de um texto para reflexão;
7:30
h
-
11:10
h
– Continuação
do
filme:
Uma
Professora
Maluquinha.
Quinta
– feira - 07 de fevereiro de 2013
07:00
h
– Acolhida
e
Café
da
manhã;
07:30
às
8:30
h
– trabalho
em
grupo
e
apresentação,
sobre
o filme;
8:30
h
às
11:10
– Planejamento
da
meta
anual
Para
2.013;
Sexta
– feira - 08 de fevereiro de 2013
07:00
h
– Café
da
manhã;
07:30
às
9:30
h
– Conclusão
do
planejamento
da
meta
anual
;
9:30
às 11:10 h. Arrumação da sala de aula e preparação para
acolhida
dos alunos e pais nos dias 14 e 15 de fevereiro.
SEJAM
BEM VINDOS!
|
Mensagem apresentada no data SHOW

ORAÇÃO DO GRUPO
Senhor te pedimos pelo nosso
grupo.
Para que nos conheçamos melhor em nossas limitações;
Para que cada um de nós sinta e viva as necessidades dos outros;
Para que as nossas discussões não nos dividam, mas nos unam em busca da verdade e do bem;
Senhor te pedimos pelo nosso grupo.Para que cada um de nós, ao construir a própria vida, não impeça o outro de viver a sua;
Para que as nossas diferenças não excluam a ninguém do nosso grupo, mas nos levem a buscar a riqueza da unidade;
Para que olhemos para cada um Senhor, com os teus olhos e nos amemos com o teu coração;
Para que o nosso grupo não se feche em si mesmo, mas seja disponível, aberto, sensível aos desejos dos outros;
Para que no fim de todos os caminhos, além de todas as buscas, no final de cada discussão e depois de cada encontro, nunca haja “vencidos”, mas sempre “irmãos.” Amém!
Para que nos conheçamos melhor em nossas limitações;
Para que cada um de nós sinta e viva as necessidades dos outros;
Para que as nossas discussões não nos dividam, mas nos unam em busca da verdade e do bem;
Senhor te pedimos pelo nosso grupo.Para que cada um de nós, ao construir a própria vida, não impeça o outro de viver a sua;
Para que as nossas diferenças não excluam a ninguém do nosso grupo, mas nos levem a buscar a riqueza da unidade;
Para que olhemos para cada um Senhor, com os teus olhos e nos amemos com o teu coração;
Para que o nosso grupo não se feche em si mesmo, mas seja disponível, aberto, sensível aos desejos dos outros;
Para que no fim de todos os caminhos, além de todas as buscas, no final de cada discussão e depois de cada encontro, nunca haja “vencidos”, mas sempre “irmãos.” Amém!
EM.Brincando de Aprender Polo 05/02/13
- Filme:Uma professora maluquinha
- Reunião
administrativa com a diretora: Minervina Monteiro de Carvalho
Dia 06/02/13
- Oração espontânea de agradecimento e oração do Pai
Nosso e café
- Mensagens diversificadas
para reflexão;
- Continuação do filme;Texto
para reflexão:EM.Brincando
de Aprender Polo 05/02/13
Professor faz literatura
Arte está em toda parte
Arte está em toda parte
Está na Natureza
Arte é perceber a sutileza
É observar a leveza
De uma folha caindo
A arte é contemplar o pôr-do-sol
Assistir ao arrebol
No horizonte... sumindo
Arte é admirar
Os primeiros raios solares
É ter tempo para inalar
O perfume das belas flores
Arte é ouvir o gorjear
Dos pássaros multicores
Arte está em toda parte
Está na educação
Pedagogia é uma arte
A arte de conduzir
Abrir novos horizontes
E acreditar no porvir
Professor,
Arte é a reflexão
De sua prática educativa
Arte é ser mediador
Arte é ser pesquisador
Arte é tudo que incentiva
|
Professor,
Na arte de ensinar
A ação que mais fascina
È sua arte de moldar
O que já é obra prima.
Obra prima sem minuta
Exige arte e desvelo
Depende da sua conduta
De estigma ou de zelo.
Arte, Professor, é...
Ao entrar em sua sala
Perceber cada educando
Cada um com sua fala
Outros até se calando
É como a arte de ler o vento
Que diz como está o tempo
Professor, esse é o momento
Da arte de se ler
Ler seus educandos
Que são artistas esperando
Fazer arte para aprender
Arte está em toda parte
Está na vida!
Vida.
Obra de arte divina
Tudo que se descortina
È a arte de viver bem
Como? Arte? Onde se vê?
Quem é o artista?
O artista desta arte
Encontra-se em toda a parte
Um deles...pode ser você!
Maria Terezinha Alves Castilho
|
Dia 07/02/13
TRABALHO EM GRUPO SOBRE O FILME
Os trabalhos abaixo foram reproduzidos pelas professoras
da E M Brincando de Aprender Pólo.
filme: Uma
professora muito Maluquinha
UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
A
história se passa em uma cidadezinha no interior de Minas Gerais .
A professora é inovadora e apaixonada pela sua profissão, ensina seus alunos com carinho e dedicação.
Eles ficam encantados com a beleza e a
maneira de como a professora
demonstrava estar sempre feliz.
Com o passar do tempo, os colegas
de trabalho da professora Cate, começaram a observar
como ela trabalhava e ficaram com inveja, se reuniram e foram reclamar para o supervisor escolar.
O supervisor conversou com ela e
disse que a escola tinha regras a serem
cumpridas. A professora ficou muito
triste e mudou de cidade.
Professoras: Ivete e Lucimara
Fotos da apresentação
POESIA: BOLA, REBOLA
Contar
e encantar
Um
jeito bom de ensinar.
Pesquisar
para conhecer
Ouvir
e entender
Para
juntos poder crescer
E meu
aluno compreender.
Com
alegria contagiar
Ter
a arte de criar em qualquer situação
Para
meus alunos transformar
E
o dia-a-dia valorizar.
O
amor pela profissão
É
a grande solução
Estudar
para inovar
É
a nossa obrigação!
Incentivar
nossos alunos
A
terem dedicação
Guardando
– os com carinho
Dentro
do coração!!!!
Professoras: Roseni de Sousa Santana, Sônia Amorim , Áurea Teixeira da Silva
Fotos da apresentação da
Poesia e cartaz
Reprodução através de
desenho (cartaz)
Professoras:
Susana Cassundé, Aparecida de Fátima, Maria Aparecida Vasconcelos Lopes
Fotos da apresentação
do cartaz:
ENCENAÇÃO: AULA DE UMA PROFESSORA MALUQUINHA
A professora maluquinha faz de tudo para motivar suas aulas
Professoras:
Gisely, Josefa e Sirley
Fotos
da encenação
Frases
O professor inovador faz a diferença.
O educador apresenta resistência ao novo.
A escola precisa adequar o conteúdo com a
realidade social.
O sucesso do outro atrapalha o acomodado.
A metodologia do Professor estimula o
aprendizado do aluno.
Professoras: Odete, Marcia e Cristiane Soler
08/02/13
- Entrega da mensagem
abaixo aos participantes;
- Oração do Pai Nosso e café da manhã ;
- Entrega do resumo do filme
Colar Resumo do
Filme
ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO: “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”
Depois de estudar na capital, a jovem
Cate, 18 anos, volta a sua cidadezinha no interior de Minas Gerais, para dar
aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os
alunos no ato, mas seu comportamento de vanguarda não agrada às professoras
conservadoras da década de 40. No fim do ano, Cate propõe uma revolução: seus
alunos não precisam fazer a prova final, porque ela garante que eles aprendem
muito além do que está nos livros didáticos. Mas sua maior ousadia ainda estava
por vir passar por cima de qualquer
barreira em nome do amor.
Protagonista do filme: Paola
Oliveira
Obra do colunista: Ziraldo
Produção: Max Fercondini
Elenco: Ricardo Pereira
Direção: César Rodrigues
SUGESTÕES PARA TRABALHAR: Nome do filme, interpretação, nome do personagens,
produção de frases, reprodução do texto, gramática, escrita, confecção de
cartaz, vocabulário e outros.
Estávamos só te esperando!
Brincando de Aprender Polo
Semana de reflexão Pedagógica 2.013
|
- Conclusão do Planejamento das Metas 2013-02-18
PLANEJAMENTO DE METAS PARA 2013
Retomada
dos resultados do ano anterior:
- Organização da sala de
aula para receber os alunos:Preparação de
Cartazes, lembrancinhas (pirulito) providenciar sacolas para
guardar os materiais dos estudantes da Educação Infantil, auxílio das
professoras de :inglês, Educação Física, recurso e da sala de tecnologia (matutino
e vespertino), para recolher materiais dos alunos e ajudar na acolhida aos pais dos alunos da Educação
Infantil e no 1º e 2º ano.
- Período de sondagem (14 a 28 de fevereiro de 2013);
- Elaboração da Avaliação diagnóstica pela equipe pedagógica;
- Avaliação diagnóstica ( 05 e 06 de março de Língua Portuguesa
e Matemática);
-Discutir e reelaborar ficha de avaliação diagnóstica. Enviar por e-mail a ficha com o resultado da avaliação diagnóstica dos estudantes no dia 11/03/2.013.
- Postagem online semanal de aulas na sala de tecnologia;
(multimídia).Com a ausência do professor regente, o professor substituto ficará
responsável para acompanhar os alunos
com apoio da professora responsável da
sala de tecnologia, desde que o professor regente passa o plano de aula do dia
ao professor substituto com o horário da aula agendada..
- Recuperação Paralela (pasta com atividades de apoio da coordenação
pedagógica, jogos pedagógicos, materiais pedagógicos e recursos tecnológicos);
- Aula Teórica (1° ao 5° anos) e prática de Educação Física;
- 2ª avaliação diagnóstica dos estudantes (dias 30 e 31 de julho);
- Encaminhamento da ficha de avaliação diagnóstica
(05/08/2013);
Projetos a serem desenvolvidos:
- Leitura Fonte do Conhecimento(Educação Infantil e Ensino
Fundamental);
- Cada professor irá com a sua turma à biblioteca, onde os
alunos farão a escolha do livro para leitura: segunda-feira Educação Infantil,
terça-feira 1° ano, quarta-feira 2°ano, quinta-feira 3°ano, sexta-feira 4° e 5º
ano.
- Os alunos farão os registros das leituras por escrito: relatos orais,
ilustrativos e outros (caderno para os registros).
-Apresentação cultural mensal, organizar calendário ( Ed.
Infantil e Ensino Fundamental.
- Hinos Pátrios (Educação Infantil -Hino de Nova
Andradina e Hino Nacional , 1° ano - Hino de Nova Andradina e Hino Nacional, 2° e 3°ano - Hino Nacional e Hino de Mato
Grosso do Sul, 4° ano Hino de Mato Grosso do Sul e Hino da Independência
, 5° ano- Hino de Mato Grosso do
Sul , Hino da Independência e o Hino da Bandeira;
- Desfile do dia 07 de setembro;
- Festa das Nações;
- Caça talentos;
- Curta metragem Município Nova Andradina( Apoio a direção
coordenação da professora da sala de tecnologia);
- Festas Juninas;
- Matemática (UEMS);
- Trânsito (Educação Física) Educação Infantil e Ensino
Fundamental;
- De dama 3º e 4º ano e xadrez 4º e 5º
ano (Educação Física);
- Resgate aos
brinquedos e brincadeiras aula teórica e pratica (Educação Física);
- Meio Ambiente
Educação Infantil e Ensino Fundamental(Geociências);
- Projeto
Circuito SEMEC;
-Conselho de
Classe bimestral ;
- Reunião de
pais e mestres bimestral e mensal 2ª chamada conforme necessidade de cada
turma;
- Plano de aula
diário do professor conforme conteúdos do planejamento;
- Elaboração de matéria para postagem no blog da escola: (uma postagem ao
mês por professor);
- Planejamento Anual
com divisão bimestral e reunião uma vez por bimestre para reflexão para ajustes
caso houver necessidade;
Palestras:
- Semana da família (Igreja Católica);
- Com o Promotor da infância e adolescência
- Profissional da Saúde (sexualidade e dengue);
- Profissional do CRAS (sexualidade);
- Profissionais do trânsito;
- Profissionais do Meio Ambiente;
Feira Cultural Referente os Projetos
Desenvolvidos durante o ano de 2013
(Data:
01/ 11/ 2013 );
- Salas com experiências e exposição de trabalhos;
- Eventos: Apresentação de
danças, dublagem, teatros e outros que se destacarem durante o ano letivo;
- Parceiros: Corpo de Bombeiro,
IBAMA, Polícia Florestal, Polícia Militar, Profissionais da Saúde;
- Elaboração de plano de aula e preparação das salas
para acolher os pais e estudantes nos dias 14 e 15 de fevereiro.
|
ESCOLA MUNICIPAL
BRINCANDO DE APRENDER – POLO
Ficha de Sondagem do de Matemática dos alunos 3º, 4º e 5º ano .
Período:___________________________________________________________________
Professor (a):
_________________________________________________________ Turma: ___________
Nº
|
ALUNOS
|
SISTEMA
NUMÉRICO
|
ALGORÍTMOS
|
SITUAÇÕES
PROBLEMAS
|
MEDIDAS DE
TEMPO
|
NOTA DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA
|
01
|
||||||
02
|
||||||
03
|
||||||
04
|
||||||
05
|
||||||
06
|
||||||
07
|
||||||
08
|
||||||
09
|
||||||
10
|
||||||
11
|
||||||
12
|
||||||
13
|
||||||
14
|
||||||
15
|
||||||
16
|
||||||
17
|
||||||
18
|
||||||
19
|
||||||
20
|
||||||
21
|
||||||
22
|
||||||
23
|
||||||
24
|
||||||
25
|
||||||
26
|
||||||
27
|
||||||
28
|
||||||
29
|
||||||
30
|
||||||
31
|
||||||
32
|
||||||
33
|
||||||
34
|
||||||
35
|
||||||
36
|
||||||
37
|
LEGENDA/ CALCULO _______________________________________
D: DOMINA______% PROFESSOR
(A) : M: MEDIANO_____%
ND: NÃO DOMINA______%
_______________________________________
Elisabete Cano Sabino
Coordenadora Pedagógica
______________________________________
Maria do Carmo Silva
Coordenadora Pedagógica
ESCOLA MUNICIPAL
BRINCANDO DE APRENDER – POLO
Sondagem de Língua
Portuguesa dos alunos 3º - 4º e 5º ano.
Período:
Professor (a):
________________________________________________Turma:_________________
Nº
|
ALUNOS
|
LEITURA
|
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTOS
|
PRODUÇÃO
TEXTUAL
|
GRAMÁTICA
|
ORTOGRAFIA
|
NOTA
|
01
|
|||||||
02
|
|||||||
03
|
|||||||
04
|
|||||||
05
|
|||||||
06
|
|||||||
07
|
|||||||
08
|
|||||||
09
|
|||||||
10
|
|||||||
11
|
|||||||
12
|
|||||||
13
|
|||||||
14
|
|||||||
15
|
|||||||
16
|
|||||||
17
|
|||||||
18
|
|||||||
19
|
|||||||
20
|
|||||||
21
|
|||||||
22
|
|||||||
23
|
|||||||
24
|
|||||||
25
|
|||||||
26
|
|||||||
27
|
|||||||
28
|
|||||||
29
|
|||||||
30
|
|||||||
31
|
|||||||
32
|
|||||||
33
|
|||||||
34
|
|||||||
35
|
____________________________________________________
LEGENDA/ CALCULO
D:
DOMINA___% PROFESSOR
(A)
M: MEDIANO_____%
ND:
NÂO DOMINA ______%
______________________________________________
COORDENADORA PEDAGÓGICA
ESCOLA MUNICIPAL
BRINCANDO DE APRENDER – POLO
Sondagem de Língua Portuguesa dos alunos
2º ano e 3º ano.
Período: _________________________________________________
Professor (a):
________________________________________________Turma:_________________
Nº
|
ALUNOS
|
NÍVEL
|
INTERPRETAÇÃO
|
PRODUÇÃO
TEXTUAL ORAL
|
ESCR ITA
(CONVENCIONAL)
|
LEITURA
|
NOTA
|
01
|
|||||||
02
|
|||||||
03
|
|||||||
04
|
|||||||
05
|
|||||||
06
|
|||||||
07
|
|||||||
08
|
|||||||
09
|
|||||||
10
|
|||||||
11
|
|||||||
12
|
|||||||
13
|
|||||||
14
|
|||||||
15
|
|||||||
16
|
|||||||
17
|
|||||||
18
|
|||||||
19
|
|||||||
20
|
|||||||
21
|
|||||||
22
|
|||||||
23
|
|||||||
24
|
|||||||
25
|
|||||||
26
|
|||||||
27
|
|||||||
28
|
|||||||
29
|
|||||||
30
|
|||||||
31
|
|||||||
32
|
|||||||
33
|
|||||||
34
|
|||||||
35
|
____________________________________________________
LEGENDA/ CALCULO
PROFESSOR
(A)
D:
DOMINA _____%
M:
MEDIANO________%
_____________________________________
D
N : NÃO DOMINA______% COORDENADORA PEDAGÓGICA
ESCOLA MUNICIPAL
BRINCANDO DE APRENDER – POLO
Ficha de Sondagem do de Matemática dos alunos 2º ano .
Período:______________________________________________________________
Professor (a):
_________________________________________________________ Turma: ___________
Nº
|
ALUNOS
|
SISTEMA
NUMÉRICO
|
SITUAÇÕES
PROBLEMAS
|
MEDIDAS DE
TEMPO
|
NOTA DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA
|
01
|
|||||
02
|
|||||
03
|
|||||
04
|
|||||
05
|
|||||
06
|
|||||
07
|
|||||
08
|
|||||
09
|
|||||
10
|
|||||
11
|
|||||
12
|
|||||
13
|
|||||
14
|
|||||
15
|
|||||
16
|
|||||
17
|
|||||
18
|
|||||
19
|
|||||
20
|
|||||
21
|
|||||
22
|
|||||
23
|
|||||
24
|
|||||
25
|
|||||
26
|
|||||
27
|
|||||
28
|
|||||
29
|
|||||
30
|
|||||
31
|
|||||
32
|
|||||
33
|
|||||
34
|
|||||
35
|
|||||
36
|
|||||
37
|
LEGENDA/ CALCULO
____________________________________
D:
BOM______% PROFESSOR
(A)
M: MEDIANO_____%
N
D: NÃO DOMINA ______%
_______________________________________
Elisabete Cano Sabino
Coordenadora pedagógica
______________________________
Maria do Carmo Silva
Coordenadora Pedagógica
Equipe Responsável pelo
trabalho realizado
Diretora: Minervina
Monteiro de Carvalho
Coordenadoras: Maria do Carmo Silva e Elisabete Cano Sabino
Nenhum comentário:
Postar um comentário